domingo, março 07, 2010

Ciutadella | Villa Olímpica

Desta vez, a viagem começa num dos inúmeros parques da cidade: Parc de la Ciutadella. E termina numa das belíssimas praias: Barceloneta.

Saindo na estação de metro Arc de Triomf, podemos encontrar tal como o nome indica o Arco de Triunfo de Barcelona, um projecto do arquitecto catalão Josep Vilaseca, construído para a Exposição Universal de 1888, que teve lugar no Parc de la Ciutadella. Situado numa das extremidades dum passeio largo, Paseo Lluis Companys, serviu de entrada principal à exposição.


No final deste passeio, chegamos ao Parc de la Ciutadella, o mais central da cidade. Hoje em dia, ainda se encontram vestígios da Exposição Universal, como por exemplo o Castel dels Tres Dragons, construído para se assemelhar a um castelo medieval e serviu como um restaurante, durante a exposição de 1888. Actualmente, serve de local de exposições nos Museus de Zoologia e Geologia.



Entre as maiores atracções deste parque destacam-se o Zoologic Parc, onde podemos encontrar cerca de 400 espécies de animais. O maior destaque vai para o gorila albino conhecido como Snow Flake, único no mundo, que habitou este parque até 2004, ano em que morreu.

Podemos também disfrutar dum pequeno Lago, um local popular onde se pode alugar um barco a remo; das muitas estátuas existentes por todo o parque, destancando-se o Mamute gigante; a Cascada, um arco triunfal com uma cascata e chafariz, construída para a Exposição Universal, um projecto baseado na Fontana di Trevi, em Roma.


E por fim, é o local onde se situa a sede do Parlament de Catalunya, um edifício com uma arquitectura impressionante e uma conturbada história que remonta ao século XVIII, quando foi construído como um arsenal militar.

Terminamos a nossa viagem a explorar a Villa Olímpica. Um bairro jovem, construído na altura dos Jogos Olímpicos de 1992, que surgiu da ideia de se criar uma zona, junto ao mar, para servir de residência aos atletas. Barcelona ganhava não só um bairro residencial, mas também uma ampla zona de jardins e espaços públicos, que agora representa uma das melhores zonas de lazer da cidade.


Olhando para cima, irá descobrir dois arranha-ceús erguidos sobre o Port Olímpic, a Torre Mafre e o luxuoso Hotel Arts, com 144 metros de altura. Na nova marina do Port Olímpic existem mais de 40 bares e restaurantes, onde podemos disfrutar de uma vasta oferta gastronómica, sem deixar de referir a famosa Paella. Bem perto podemos apreciar uma espectacular escultura dourada com a forma de um peixe, desenhada por Frank Gehry, comtemplando o mar e ainda o Gran Casino de Barcelona, para os amantes do póker.


Por fim, os amantes de desportos náuticos encontram aqui a possibilidade de vela ou outras modalidades. E no verão, nada melhor que apanhar sol e disfrutar de um mergulho nas águas de nuestros hermanos, numa das praias ao redor do porto: a da Barceloneta ou a da Nova Icária.

Sem comentários:

Enviar um comentário