domingo, abril 18, 2010

Palau de la Música Catalana

O movimento modernista de Barcelona atingiu o auge com esta magnífica sala de concertos (1905-1908), criação do famoso arquitecto Lluís Domènech i Montaner. A fachada trabalhada, cercada de colunas com mosaicos e arcos de tijolo, sugere o que nos espera no interior. O "jardim da música", como Domènech lhe chamava, estende-se para lá das portas da frente, com cada superfície do foyer decorada com motivos florais. A sala de concertos é um hino à luz e às formas naturais, com vitrais e clarabóias iluminadas pela luz solar.

São muitos os aspectos a salientar...

Tecto de Vitrais: coroando a sala de concertos, há uma enorme abóbada invertida de vitrais, rodeada por 40 anjos. Durante o dia, a luz atravessa os vitrais vermelhos e alaranjados, inundado a sala de luz.

Palco: o palco principal é um foco de actividade - mesmo sem espectáculo. Dezoito musas de mosaico e argila saltam do fundo a tocar harpa e castanholas.

Vitrais das Janelas: para marcar uma fronteira pouco definida entre o interior e o exterior, Domènech envolveu a sala de concertos com janelas de magníficos vitrais por onde entra a luz do Sol.

Fachada: a alta fachada revela múltiplas jóias modernistas. Um dos mosaicos representa a sociedade coral do Orfeó Catalá, fundada em 1891.

Bustos: um busto do compositor catalão Anselm Clavé atesta a ligação do Palau à música catalã. Do lado oposto da sala há um outro busto de Beethoven, que representa o repertório clássico e internacional da instituição.

Esculturas Equestres: do tecto precipitam-se cavalos alados (do arquitecto Eusebi Arnau), imprimindo movimento e vida à sala de concertos. Também se pode ver o carro das Valquírias, puxado por cavalos que saltam em direcção ao palco.

Sala de Música de Câmara: concebida como espaço para ensaios, esta sala é uma versão reduzida da ampla sala de concertos situada no andar superior. Ao centro, tem uma pedra comemorativa da construção do Palau.


Sala de Lluís Millet: baptizado com o nome do compositor catalão Lluís Millet, este salão exibe belos vitrais nas janelas. Na principal varanda exterior há séries de colunas revestidas de mosaicos.

Foyer e Bar: os arquitectos modernistas apreciavam cerâmica, pedra, madeira, mármore e vidro, materiais que Domènech utilizou amplamente nestas duas salas.

Estas são as maiores atracções deste "jardim da música" que, por ano, recebe mais de 300 concertos e bailados. Qualquer um deles é uma experiência a não perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário